VERDADES


"Daquele DIA e HORA ninguém sabe"
Bíblia

"Os poderosos podem destruir as flores, porém jamais impedirão a chegada da primavera" Desconhecido

"Aquele que habita no esconderijo da altíssimo, à sombra do onipotente descansará" Bíblia

"Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente
eu não lhe aconselharia o cristianismo." C.S.Lewis
"

"Se você pensa em afastar-se de Deus, o demônio lhe oferece transporte gratuito" Thyeli



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Artigo Publicado no Jornal Página 20 - Rio Branco - Acre. Quinta Feira 21.07.2011


OBEDIÊNCIA

Autor. Rev. Levy Conde

Referência Bíblica: II Rs 5.1-18


Um dos mais graves problemas da humanidade em todos os tempos é a dificuldade que há em praticar a obediência. Com certeza, a maioria acha mais fácil desobedecer do que obedecer. Parece-nos que há um prazer enorme em praticar a desobediência, as pessoas usam do direito que tem em escolher, usam o livre arbítrio dado por Deus para desobedecerem a sua santa e sábia vontade. Satanás tem implantado no coração e na mente das pessoas, a prática pecaminosa da desobediência. Não existe ninguém que tenha se dado bem por ser desobediente. Muito pelo contrário, o desobediente sempre sofre por causa dessa negligência, mesmo que a princípio pareça que tudo vai muito bem, que tudo está dando muito certo. Esses se esquecem da lei imutável da semeadura e da sega, o que o homem semear isso também ceifará.
Não conheço ninguém que tenha alcançado pleno êxito em suas variadas atividades, sendo desobediente. Certa ocasião tive oportunidade de aconselhar um jovem membro da Igreja que dirigia, acerca do casamento que estava próximo a fazer. Por inspiração do Espírito Santo, disse àquele jovem que o casamento que se aproximava não era da aprovação de Deus, disse a ele que se teimasse – desobedecesse – o casamento dele seria um fracasso, não iria dar certo. Ele insistiu, casou-se e poucos meses depois aconteceu o pior. Acabou o casamento. Em outra ocasião, aconselhamos um irmão e sua família que não fizessem uma determinada viagem, que não era época de viajar e eles insistiram e por graça e misericórdia de Deus ninguém se tornou uma vítima fatal quando o veículo em que viajavam, capotou em alta velocidade sendo que o mesmo teve perda total. Aconselhamos um irmão a que não mudasse de residência, dissemos a ele que a casa onde morava era muito boa e que não deveria vendê-la para comprar outra em um bairro mais “chic” conforme insistia sua esposa. Não adiantou, mudaram-se e depois de alguns meses estavam arrependidos, pois um dos vizinhos era muito contencioso. Resultado, voltaram para o antigo bairro, para uma casa muito inferior a primeira. Esses exemplos citados acima, mostram as dificuldades enfrentadas por aqueles que resolvem não obedecer.

O texto base acima, nos fala de um homem chamado Naamã. Ele era um famoso general do exército do rei da Síria, e por ele o Senhor havia dado muitas vitórias àquele povo. Esse homem, hábil estrategista de guerra, valoroso, guerreiro muito vitorioso, tinha um grave problema ou enfermidade, ele era também um grande leproso. Com certeza vivia sofrendo muito por causa dessa terrível enfermidade, sentia-se humilhado, a lepra marcava seu corpo; seu humor não deveria ser dos melhores, sua alegria deveria ser mínima, os prazeres que a vida lhe oferecia deveriam estar abafados pela enfermidade, seu dia a dia em casa, em meio ao seu exército e na sociedade deveria ser no mínimo constrangedor.
Entretanto, voltando de uma guerra, trouxe cativos, prisioneiros de guerra, derrotados, novos escravos. Entre esses muitos prisioneiros de guerra, estava uma adolescente que sabia muitíssimo bem o que significava OBEDECER. Aquela adolescente sabia que obedecendo ao Deus Todo Poderoso as coisas seriam diferentes. Ela disse à sua senhora que se seu esposo (Naamã) estivesse diante do homem de Deus (Eliseu) em Samaria, este, oraria a Deus e o general seria restaurado de sua enfermidade. A notícia logo chegou ao rei da Síria que por sua vez mandou o general com cartas apresentar-se o rei de Israel, que de imediato o enviou à presença de Eliseu. Naamã esperava que Eliseu viesse até ele e que invocasse o seu Deus, lhe impusesse as mãos, tocando-lhe e restaurando assim a sua pele afetada pela lepra. Ledo engano, Eliseu não se deu ao trabalho de vir ao encontro do doente. Apenas mandou-lhe uma mensagem: “vai e lava-te (mergulha) sete vezes no rio Jordão e ficarás curado” O general ficou indignado, recusou-se em OBEDECER, achava que na Síria havia rios (Abana e Farpar) com águas melhores que as águas do Jordão. Tudo muito simples, era preciso apenas obedecer, não estava em discusão à qualidade da água, se era poluída ou não, era necessário apenas dar sete mergulhos. A recusa do general em mergulhar dizia claramente que ele continuaria leproso, sua dureza de coração dizia que ele não se recuperaria da enfermidade. Porém, aparecem em cena uns amigos que com sábias palavras convenceram-no a mergulhar as sete vezes que Eliseu havia recomendado.
Feito o último mergulho, a alegria foi geral. Obedeceu e foi recompensado. Sua pele estava igual à de um recém-nascido. Um simples gesto, OBEDECER.
O grave pecado de Adão cometido contra Deus havia sido superado por Naamã. Obedecer não é fácil, por isso Deus deixa como mandamento. E tudo que é difícil para ser feito Deus deixa como mandamento que deve ser repassado por outras gerações, pois quando obedecemos tomamos posse aqui na terra da grande vitória já declarada ou estabelecida no céu. (Romanos 8.37).
Se você tem desobedecido, tem dificuldade em obedecer, faça como Naamã, busque sua cura, mergulhe mesmo contra a vontade de sua carne, não use a lógica use a fé, OBEDEÇA.
“Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. (I Samuel 15.22).
Veja: Aprendemos assim: A B C D = Deveria ser: O B D C.
Deus nos abençoe sempre.
Até quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário