VERDADES


"Daquele DIA e HORA ninguém sabe"
Bíblia

"Os poderosos podem destruir as flores, porém jamais impedirão a chegada da primavera" Desconhecido

"Aquele que habita no esconderijo da altíssimo, à sombra do onipotente descansará" Bíblia

"Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente
eu não lhe aconselharia o cristianismo." C.S.Lewis
"

"Se você pensa em afastar-se de Deus, o demônio lhe oferece transporte gratuito" Thyeli



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Artigo Publicado no Jornal Página 20 - Rio Branco - Acre. Quinta Feira 22.06.2011


CENTENÁRIO DA ASSEMBLEIA DE DEUS

A ASSEMBLEIA DE DEUS NO PARÁ E NO BRASIL

Obedecendo à ordem do Espírito Santo de Deus, os jovens suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram ao Brasil, mas precisamente em Belém do Pará no mês de Novembro de 1910 desembarcando do navio Clemente oriundo dos Estados Unidos.  Tudo era novidade, inclusive a língua, pois ambos, não sabiam nenhuma palavra em nossa língua. Saindo do cais do porto, subiram a Avenida (hoje) Presidente Vargas, chegando ao “Largo da Pólvora”, uma das belas praças da capital paraense. Resolveram sentar-se em um dos bancos, fizeram uma oração de agradecimento ao Senhor, passando em seguida para a primeira refeição em solo paraense, saboreando mangas, pois a cidade de Belém também é conhecida como a cidade das mangueiras.
Após serem recebidos na Igreja Batista onde permaneceram alguns meses, em 18 de Junho de 1911, fundaram a Assembleia de Deus, hoje a maior Igreja evangélica do Brasil, igreja que tem 12 milhões de seguidores, 151 mil templos e milhares de ministros.
Rapidamente a mensagem transformadora do Evangelho de Jesus Cristo espalhou-se pela capital do Pará e por muitas outras cidades do estado. Aqueles que iam se convertendo à fé em Jesus Cristo, inflamados pelo Espírito Santo anunciavam com intrepidez a mensagem de boas novas.

A ASSEMBLEIA DE DEUS EM RIO BRANCO

Não foi diferente e nem em verdade o poderia ser. A chegada da Assembleia de Deus em plagas acreanas também foi uma ação do Espírito Santo. Em Rio Branco, os trabalhos da Igreja tiveram inicio em Janeiro de 1943 através do irmão Luiz Firmino Câmara um nordestino forte e voluntarioso que havia se transferido com a família para a capital do Acre. Em sua própria residência na Rua Benjamim Constant nº 1, estabeleceu a Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A confirmação da instalação da novel Igreja pode ser avaliada com a inclusão de novos crentes sendo necessária a imediata aquisição de um local apropriado para o funcionamento da Igreja. Antes da fundação da Igreja em Rio Branco, no Acre já havia outras Assembleias de Deus como em Cruzeiro do Sul e Plácido de Castro, igrejas que haviam surgido da mesma forma como em Rio Branco, ou seja, através de irmãos que em suas cidades de origem haviam conhecido a Jesus como Salvador pessoal e mudando-se para essas cidades de imediato começaram a anunciar o evangelho. Apesar de serem Igrejas mais antigas que a igreja de Rio Branco, esta é muitas vezes maior que aquelas. Nas últimas três décadas mais precisamente a Igreja em Rio Branco tem experimentado um crescimento vertiginoso, sendo hoje, sob a administração do abnegado, dedicado, e experiente Pastor Luiz Gonzaga de Lima a maior Igreja Evangélica do Estado, detentora de um grande patrimônio. Este, recentemente num fato raro, de comum acordo com a Igreja, abriu mão (emancipou) as Igrejas do segundo distrito de Rio Branco proporcionando assim um maior e melhor avanço do trabalho naquela parte da cidade que tem como presidente o Reverendo Francisco Francelino da Cruz.

A ASSEMBLEIA DE DEUS VIDA PLENA.

Assim como o Espírito Santo falou com Berg e Vingren para que viessem ao Pará, iniciar esta que como já frisamos acima é a maior Igreja evangélica do país; falou também conosco que deveríamos regressar a Rio Branco-AC, cidade onde já havíamos trabalhado desde Abril de 1978 até Setembro de 1994. A princípio relutamos muito para atender a essa ordem de regresso e por fim, sendo apertados por Deus, resolvemos atender a sua expressa ordem e resolvemos voltar ao Acre, mas precisamente Rio Branco a fim de estabelecermos ou instalarmos a Assembleia de Deus – Ministério Vida Plena, usando esse nome pelo fato de que em Vitória/ES onde residíamos a nossa Igreja ali também está filiada ou vinculada ao Ministério Vida Plena. Não viemos com espírito aventureiro e nem pelo fato de estarmos procurando criar qualquer tipo de dificuldades a quem quer que seja. Ao longo de nossos mais de 34 anos de ministério pastoral, nossa principal intenção sempre foi ganhar almas para o reino dos céus, formar novos obreiros e constituir novas igrejas para glória do nome de nosso Deus.
Deus tem confirmado a abertura de nossa Assembleia de Deus – Vida Plena. Estamos com apenas quatro meses e dias de abertura do trabalho e já instalamos duas novas igrejas – uma na baixada do sol, e outra no bairro Tancredo Neves.  No último dia 05 com apenas 120 dias, dentro da programação das festividades do Centenário, batizamos 12 novos crentes, já podemos contar com mais de 80 membros e um bom número de congregados.
Independente do nosso tempo de funcionamento podemos afirmar com toda certeza: “Até aqui nos ajudou o Senhor” e quer queiram ou não, nós fazemos parte dessa história maravilhosa do centenário.
Seja qual for a idade da mãe, quando nasce mais um filho ou filha, estes passam a fazer parte da família.
Este signatário quando nasceu, a Assembleia de Deus que está completando 100 anos, estava ainda no fulgor de sua idade, tinha 37 anos. Tivemos a felicidade de participar do cinqüentenário e agora do centenário.
Deus nos abençoe ricamente. Deus continue abençoando a IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS, seja filiada e este ou outro ministério.


Pr. Levy Conde
Tem curso de relações humanas e básico de turismo da cidade de Belém do Pará onde é nascido.
Bacharel em Teologia, é conferencista e escritor.
Já Presidiu Igrejas no Amazonas, Acre, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Atualmente preside a Igreja AD Ministério Vida Plena em Rio Branco com sede na Av

2 comentários:

  1. Paz e graça abençoado.
    Guanto tempo hem. sou ovelha do Pr. Sebastião lima em Santa Maria do salto - MG.
    Tenho um blog sobre o vale do jequitinhonha:
    http://folhasantamariense.blogspot.com
    Se der dar uma olhadinha ok.
    Que Deus continue confirmando e abençoando seu ministério, em nome de Jesus.

    ATT.Sanzio Luz

    ResponderExcluir
  2. Olá Sanzio.

    Obrigado pela visita e comentário.
    Estou visitando seu blog.

    Abraços

    Pr. Levy Conde

    ResponderExcluir