VERDADES


"Daquele DIA e HORA ninguém sabe"
Bíblia

"Os poderosos podem destruir as flores, porém jamais impedirão a chegada da primavera" Desconhecido

"Aquele que habita no esconderijo da altíssimo, à sombra do onipotente descansará" Bíblia

"Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente
eu não lhe aconselharia o cristianismo." C.S.Lewis
"

"Se você pensa em afastar-se de Deus, o demônio lhe oferece transporte gratuito" Thyeli



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Artigo Publicado no Jornal Página 20 - Rio Branco - Acre. Quinta Feira 21.07.2011


OBEDIÊNCIA

Autor. Rev. Levy Conde

Referência Bíblica: II Rs 5.1-18


Um dos mais graves problemas da humanidade em todos os tempos é a dificuldade que há em praticar a obediência. Com certeza, a maioria acha mais fácil desobedecer do que obedecer. Parece-nos que há um prazer enorme em praticar a desobediência, as pessoas usam do direito que tem em escolher, usam o livre arbítrio dado por Deus para desobedecerem a sua santa e sábia vontade. Satanás tem implantado no coração e na mente das pessoas, a prática pecaminosa da desobediência. Não existe ninguém que tenha se dado bem por ser desobediente. Muito pelo contrário, o desobediente sempre sofre por causa dessa negligência, mesmo que a princípio pareça que tudo vai muito bem, que tudo está dando muito certo. Esses se esquecem da lei imutável da semeadura e da sega, o que o homem semear isso também ceifará.
Não conheço ninguém que tenha alcançado pleno êxito em suas variadas atividades, sendo desobediente. Certa ocasião tive oportunidade de aconselhar um jovem membro da Igreja que dirigia, acerca do casamento que estava próximo a fazer. Por inspiração do Espírito Santo, disse àquele jovem que o casamento que se aproximava não era da aprovação de Deus, disse a ele que se teimasse – desobedecesse – o casamento dele seria um fracasso, não iria dar certo. Ele insistiu, casou-se e poucos meses depois aconteceu o pior. Acabou o casamento. Em outra ocasião, aconselhamos um irmão e sua família que não fizessem uma determinada viagem, que não era época de viajar e eles insistiram e por graça e misericórdia de Deus ninguém se tornou uma vítima fatal quando o veículo em que viajavam, capotou em alta velocidade sendo que o mesmo teve perda total. Aconselhamos um irmão a que não mudasse de residência, dissemos a ele que a casa onde morava era muito boa e que não deveria vendê-la para comprar outra em um bairro mais “chic” conforme insistia sua esposa. Não adiantou, mudaram-se e depois de alguns meses estavam arrependidos, pois um dos vizinhos era muito contencioso. Resultado, voltaram para o antigo bairro, para uma casa muito inferior a primeira. Esses exemplos citados acima, mostram as dificuldades enfrentadas por aqueles que resolvem não obedecer.

O texto base acima, nos fala de um homem chamado Naamã. Ele era um famoso general do exército do rei da Síria, e por ele o Senhor havia dado muitas vitórias àquele povo. Esse homem, hábil estrategista de guerra, valoroso, guerreiro muito vitorioso, tinha um grave problema ou enfermidade, ele era também um grande leproso. Com certeza vivia sofrendo muito por causa dessa terrível enfermidade, sentia-se humilhado, a lepra marcava seu corpo; seu humor não deveria ser dos melhores, sua alegria deveria ser mínima, os prazeres que a vida lhe oferecia deveriam estar abafados pela enfermidade, seu dia a dia em casa, em meio ao seu exército e na sociedade deveria ser no mínimo constrangedor.
Entretanto, voltando de uma guerra, trouxe cativos, prisioneiros de guerra, derrotados, novos escravos. Entre esses muitos prisioneiros de guerra, estava uma adolescente que sabia muitíssimo bem o que significava OBEDECER. Aquela adolescente sabia que obedecendo ao Deus Todo Poderoso as coisas seriam diferentes. Ela disse à sua senhora que se seu esposo (Naamã) estivesse diante do homem de Deus (Eliseu) em Samaria, este, oraria a Deus e o general seria restaurado de sua enfermidade. A notícia logo chegou ao rei da Síria que por sua vez mandou o general com cartas apresentar-se o rei de Israel, que de imediato o enviou à presença de Eliseu. Naamã esperava que Eliseu viesse até ele e que invocasse o seu Deus, lhe impusesse as mãos, tocando-lhe e restaurando assim a sua pele afetada pela lepra. Ledo engano, Eliseu não se deu ao trabalho de vir ao encontro do doente. Apenas mandou-lhe uma mensagem: “vai e lava-te (mergulha) sete vezes no rio Jordão e ficarás curado” O general ficou indignado, recusou-se em OBEDECER, achava que na Síria havia rios (Abana e Farpar) com águas melhores que as águas do Jordão. Tudo muito simples, era preciso apenas obedecer, não estava em discusão à qualidade da água, se era poluída ou não, era necessário apenas dar sete mergulhos. A recusa do general em mergulhar dizia claramente que ele continuaria leproso, sua dureza de coração dizia que ele não se recuperaria da enfermidade. Porém, aparecem em cena uns amigos que com sábias palavras convenceram-no a mergulhar as sete vezes que Eliseu havia recomendado.
Feito o último mergulho, a alegria foi geral. Obedeceu e foi recompensado. Sua pele estava igual à de um recém-nascido. Um simples gesto, OBEDECER.
O grave pecado de Adão cometido contra Deus havia sido superado por Naamã. Obedecer não é fácil, por isso Deus deixa como mandamento. E tudo que é difícil para ser feito Deus deixa como mandamento que deve ser repassado por outras gerações, pois quando obedecemos tomamos posse aqui na terra da grande vitória já declarada ou estabelecida no céu. (Romanos 8.37).
Se você tem desobedecido, tem dificuldade em obedecer, faça como Naamã, busque sua cura, mergulhe mesmo contra a vontade de sua carne, não use a lógica use a fé, OBEDEÇA.
“Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. (I Samuel 15.22).
Veja: Aprendemos assim: A B C D = Deveria ser: O B D C.
Deus nos abençoe sempre.
Até quinta.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Artigo Publicado no Jornal Página 20 - Rio Branco - Acre. Quinta Feira 22.06.2011


CENTENÁRIO DA ASSEMBLEIA DE DEUS

A ASSEMBLEIA DE DEUS NO PARÁ E NO BRASIL

Obedecendo à ordem do Espírito Santo de Deus, os jovens suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram ao Brasil, mas precisamente em Belém do Pará no mês de Novembro de 1910 desembarcando do navio Clemente oriundo dos Estados Unidos.  Tudo era novidade, inclusive a língua, pois ambos, não sabiam nenhuma palavra em nossa língua. Saindo do cais do porto, subiram a Avenida (hoje) Presidente Vargas, chegando ao “Largo da Pólvora”, uma das belas praças da capital paraense. Resolveram sentar-se em um dos bancos, fizeram uma oração de agradecimento ao Senhor, passando em seguida para a primeira refeição em solo paraense, saboreando mangas, pois a cidade de Belém também é conhecida como a cidade das mangueiras.
Após serem recebidos na Igreja Batista onde permaneceram alguns meses, em 18 de Junho de 1911, fundaram a Assembleia de Deus, hoje a maior Igreja evangélica do Brasil, igreja que tem 12 milhões de seguidores, 151 mil templos e milhares de ministros.
Rapidamente a mensagem transformadora do Evangelho de Jesus Cristo espalhou-se pela capital do Pará e por muitas outras cidades do estado. Aqueles que iam se convertendo à fé em Jesus Cristo, inflamados pelo Espírito Santo anunciavam com intrepidez a mensagem de boas novas.

A ASSEMBLEIA DE DEUS EM RIO BRANCO

Não foi diferente e nem em verdade o poderia ser. A chegada da Assembleia de Deus em plagas acreanas também foi uma ação do Espírito Santo. Em Rio Branco, os trabalhos da Igreja tiveram inicio em Janeiro de 1943 através do irmão Luiz Firmino Câmara um nordestino forte e voluntarioso que havia se transferido com a família para a capital do Acre. Em sua própria residência na Rua Benjamim Constant nº 1, estabeleceu a Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A confirmação da instalação da novel Igreja pode ser avaliada com a inclusão de novos crentes sendo necessária a imediata aquisição de um local apropriado para o funcionamento da Igreja. Antes da fundação da Igreja em Rio Branco, no Acre já havia outras Assembleias de Deus como em Cruzeiro do Sul e Plácido de Castro, igrejas que haviam surgido da mesma forma como em Rio Branco, ou seja, através de irmãos que em suas cidades de origem haviam conhecido a Jesus como Salvador pessoal e mudando-se para essas cidades de imediato começaram a anunciar o evangelho. Apesar de serem Igrejas mais antigas que a igreja de Rio Branco, esta é muitas vezes maior que aquelas. Nas últimas três décadas mais precisamente a Igreja em Rio Branco tem experimentado um crescimento vertiginoso, sendo hoje, sob a administração do abnegado, dedicado, e experiente Pastor Luiz Gonzaga de Lima a maior Igreja Evangélica do Estado, detentora de um grande patrimônio. Este, recentemente num fato raro, de comum acordo com a Igreja, abriu mão (emancipou) as Igrejas do segundo distrito de Rio Branco proporcionando assim um maior e melhor avanço do trabalho naquela parte da cidade que tem como presidente o Reverendo Francisco Francelino da Cruz.

A ASSEMBLEIA DE DEUS VIDA PLENA.

Assim como o Espírito Santo falou com Berg e Vingren para que viessem ao Pará, iniciar esta que como já frisamos acima é a maior Igreja evangélica do país; falou também conosco que deveríamos regressar a Rio Branco-AC, cidade onde já havíamos trabalhado desde Abril de 1978 até Setembro de 1994. A princípio relutamos muito para atender a essa ordem de regresso e por fim, sendo apertados por Deus, resolvemos atender a sua expressa ordem e resolvemos voltar ao Acre, mas precisamente Rio Branco a fim de estabelecermos ou instalarmos a Assembleia de Deus – Ministério Vida Plena, usando esse nome pelo fato de que em Vitória/ES onde residíamos a nossa Igreja ali também está filiada ou vinculada ao Ministério Vida Plena. Não viemos com espírito aventureiro e nem pelo fato de estarmos procurando criar qualquer tipo de dificuldades a quem quer que seja. Ao longo de nossos mais de 34 anos de ministério pastoral, nossa principal intenção sempre foi ganhar almas para o reino dos céus, formar novos obreiros e constituir novas igrejas para glória do nome de nosso Deus.
Deus tem confirmado a abertura de nossa Assembleia de Deus – Vida Plena. Estamos com apenas quatro meses e dias de abertura do trabalho e já instalamos duas novas igrejas – uma na baixada do sol, e outra no bairro Tancredo Neves.  No último dia 05 com apenas 120 dias, dentro da programação das festividades do Centenário, batizamos 12 novos crentes, já podemos contar com mais de 80 membros e um bom número de congregados.
Independente do nosso tempo de funcionamento podemos afirmar com toda certeza: “Até aqui nos ajudou o Senhor” e quer queiram ou não, nós fazemos parte dessa história maravilhosa do centenário.
Seja qual for a idade da mãe, quando nasce mais um filho ou filha, estes passam a fazer parte da família.
Este signatário quando nasceu, a Assembleia de Deus que está completando 100 anos, estava ainda no fulgor de sua idade, tinha 37 anos. Tivemos a felicidade de participar do cinqüentenário e agora do centenário.
Deus nos abençoe ricamente. Deus continue abençoando a IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS, seja filiada e este ou outro ministério.


Pr. Levy Conde
Tem curso de relações humanas e básico de turismo da cidade de Belém do Pará onde é nascido.
Bacharel em Teologia, é conferencista e escritor.
Já Presidiu Igrejas no Amazonas, Acre, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Atualmente preside a Igreja AD Ministério Vida Plena em Rio Branco com sede na Av

Artigo Publicado no Jornal Página 20 - Rio Branco - Acre. Quinta Feira 15.06.2011




Nenhuma Condenação

“Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.” Rm 8.1



             Muito se fala em condenação. Escutamos que alguns são condenados injustamente e outros escapam ilesos, continuando a cometer atrocidades. Alguns escapam da condenação da lei, pois simplesmente fogem achando que assim tudo está resolvido. Entretanto, em algum momento são pegos pelas autoridades, são julgados e acabam condenados à prisão.
            Espiritualmente existe uma condenação e esta, eterna, reservada para todos aqueles que recusam ou desconsideram a grande bênção que Deus através de seu filho Jesus Cristo tem proporcionado a toda humanidade. A oportunidade de ser abençoado começa com o verdadeiro arrependimento.
            Arrepender-se significa voltar atrás e seguir na direção certa. Quando somos tocados pelo Espírito Santo – é o Espírito Santo quem convence o homem da justiça do pecado e do juízo - sentimos que somos culpados, e uma vez culpados fica bem claro que somos passíveis de condenação. Nessa condição, precisamos de perdão. Quando nos arrependemos e partimos para pedir perdão, todas as nossas falhas e pecados são perdoados, anulados, cancelados totalmente através do Senhor Jesus. Que maravilha!        A Bíblia afirma que: “o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado”.
A condenação oprime e coloca o homem sob o peso da culpa. O perdão levanta o homem e o faz subir no patamar da verdadeira liberdade. Assim, torna-se importante que todos deixem de sofrer sob o peso da condenação entregando-se sem reservas nos braços do Senhor Jesus. Quando isso acontece todos recebem a garantia da liberdade e a certeza de que “as coisas velhas já passaram”. Chega assim ao nosso coração a alegria e o gozo da Salvação.
Devemos sempre levar em consideração que Deus não deseja condenar nenhuma de suas criaturas a condenação eterna no inferno. Assim, tem tomado todas as providências necessárias para que o ser humano encontre o verdadeiro caminho da salvação. Jesus Cristo é o único caminho para escaparmos da condenação. Quando aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Salvador pessoal, adquirimos a certeza de nenhuma condenação mais existe para nós, pois ele, Jesus, levou sobre si todos os nossos pecados na cruz do calvário, quando ali se entregou por nós.
A morte expiatória de Cristo abriu o caminho para que todos cheguem ao verdadeiro caminho da restauração diante de Deus.  Ali, no calvário ficou aberta a porta da salvação quando Cristo declarou: “Pai, tudo está consumado”. “Ele tomou sobre si todas as nossas enfermidades, ele quebrou toda maldição, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Glória a Deus!
Paulo apóstolo do Senhor Jesus Cristo, pela inspiração do Espírito Santo escreveu então com muita propriedade que agora NENHUMA CONDENAÇÃO há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Toda condenação, toda maldição, todo pecado, toda ruína espiritual, todas as coisas difíceis que se antepõem diante de nós, poderemos vencer se com fé entregarmos nossa vida ao Senhor, confiando nele com inteireza de coração na certeza de que ele “é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.
Lembremo-nos de que estando em Cristo somos mais do que vencedores. Ele morreu por nós na cruz do calvário, foi sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitou incorruptível e está à destra de Deus intercedendo por nós.
Escape da condenação eterna aceitando a Jesus como único e suficiente salvador.


Deus nos abençoe. Amém!


Rev. Levy Conde