VERDADES


"Daquele DIA e HORA ninguém sabe"
Bíblia

"Os poderosos podem destruir as flores, porém jamais impedirão a chegada da primavera" Desconhecido

"Aquele que habita no esconderijo da altíssimo, à sombra do onipotente descansará" Bíblia

"Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente
eu não lhe aconselharia o cristianismo." C.S.Lewis
"

"Se você pensa em afastar-se de Deus, o demônio lhe oferece transporte gratuito" Thyeli



domingo, 13 de junho de 2010

CONTINUO INSISTINDO

A NECESSIDADE QUE CONTINUA

Com muito cuidado, atenção e carinho, li as publicações dos abnegados Pastores Carlos Roberto - Queima de Arquivo - e Geremias do Couto - O baile da Ilha Fiscal -. Ambos foram ousados no Espírito, precisos e fundamentados nas matérias e transparentes como sempre, diga-se de passagem. Ambos são conscientes que desagradaram a muitos (uma minoria) mas falaram por muitos (a grande maioria). Falaram por mim. Nunca participei de nenhum baile mas, sou um arquivo queimado.

O que li, mostra com grande veemência e simplicidade de palavras uma grande verdade.  O que li traz à lume uma realidade cuja tentativa, cujo desejo de muitos é mantê-la debaixo do tapete, escondida pois sua revelação pode trazer dificuldades, as mais variadas. 

O que ninguém poderá jamais negar é o fato de que muitos marcos antigos e de relevante importância, foram arrancados por aqueles que somente pensam em seu próprio interesse, aqueles que são extremamente vaidosos, arrogantes e que se julgam senhores de todas as decisões, donos absolutos da verdade. Sinto saudades da CGADB do tempo em que nela fui recebido. Diga-se de passagem que o crivo era bem aplicado em relação àqueles que queriam se filiar. Sou da contagem 3405, crescíamos a olhos vistos, em todos havia um mesmo sentimento, cheguei a fazer parte da Mesa Diretora como 5º Vice-Presidente, por três anos consecutivos, fui o 1º Secretário do Conselho Admiistrativo da CPAD, estive atuando como membro do Conselho de Doutrina, da Comissão de Temário, Presidi o Conselho Regional Norte servindo com presteza e lisura e,  posso afirmar que o grande dominador de tudo sempre foi o ESPÍRITO SANTO que trazia do alto a divina inspiração e a devida orientação a todos nós.

Por isso insisto: A necessidade continua.  

No ano de 1987 a nossa denominação Assembléia de Deus, possuía mais de 10 milhões de membros.(Dados registrados na Revista A Seara nº 263 sessão Opinião). Na mesma revista de nº 267 e idêntica sessão foi publicado um artigo de nossa autoria com o título "A necessidade continua".
No próximo ano (2011) em 18 de Junho, estaremos comemorando nosso centenário. São cem anos de bênçãos, poder, alegrias, lutas, vitórias, milhões de membros, milhares de ministros, milhares de templos em todo nosso Brasil, grandes cruzadas, convenções, encontros e outros afins.
Entretanto, vinte e três anos após a publicação de meu artigo, resolvi fazer algumas atualizações e reeditá-lo insistindo que A NECESSIDADE CONTINUA.
Que necessidade será essa?
Qual a necessidade que tem a maior denominação evangélica da América Latina; a denominação que possui a maior Editora Gráfica Evangélica deste país; a denominação que está completando um século de fundação?
Sou de opinião que a maior necessidade que temos é deixar o ESPÍRITO SANTO, agir livremente no seio da Igreja como sempre agiu desde sua fundação, atuando poderosamente em seu crescimento glorioso.
A Igreja de Jesus Cristo continua com sua grande e maravilhosa missão de anunciar o Evangelho transformador de Jesus Cristo, pois para isso ela está na terra. Devemos entender, porém, que a obra de Deus só poderá ser feita com seriedade e com sucesso se continuarmos a dar lugar à operação do Espírito Santo em nosso meio.
Infelizmente, as operações de maravilhas, manifestações dos dons espirituais e outros sinais que tem caracterizado o movimento pentecostal, já não estão sendo levados muito a sério por alguns. Em consequência disso, já vislumbramos em muitos lugares os primeiros sinais de fracasso, que se traduzem na ausência de decisões nos cultos, frieza nas reuniões, falta de batismos no Espírito Santo, mundanismo, bancos vazios, mensagens fracas, queda espiritual. Tudo isso e muitas outras coisas são consequência de não se dar o devido lugar àquele que veio para estar sempre conosco - O Consolador.
A ausência das operações do Espírito Santo na vida de muitos tem impedido que estes tenham uma vida mais digna. Os tais deixam de tratar as coisas como elas realmente são para tratá-las a seu modo. Por que? Para não magoar esta ou aquela pessoa. Eles se esquecem, no entanto, de que a Igreja tem que ser dirigida segundo a orientação do Espírito Santo.
Sou obrigado a repetir: A NECESSIDADE CONTINUA.
Necessidade de se voltar aos princípios que nortearam a implantação do pentecostalismo em nossa pátria e que fizeram da Assembléia de Deus a maior denominação da América Latina.
Não podemos nos olvidar que as Assembléias de Deus conseguiram o seu crescimento à ação impulsora do Espírito Santo, que fez, primeiramente, uma obra nos corações de Berg e Vingren, trazendo-os ao Brasil. Depois, continuou essa mesma obra, salvando, batizando com fogo e multiplicando o número dos que hão de herdar a vida eterna. Não podemos, de forma alguma, impedir que o poderoso Espírito de Deus tenha sua ação obstada pelo orgulho denominacional de nossos líderes que, muitas vezes, relegam-no a um plano secundário. Devemos, por conseguinte, deixar que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade opere livremente em nós e em nossas Igrejas, impulsionando-as à evangelização como o fez no início do século passado. Na realidade somos milhões, sim, mas existem muitos outros milhões de pessoas que precisam conhecer a Jesus Cristo. Não usemos o nosso crescimento, os nossos CEM ANOS como motivo para nos conformarmos.
A NECESSIDADE CONTINUA.

19 comentários:

  1. Graça e Pastor Levi, Agradeço pela sua mui honrosa visita ao meu Blog. Agradeço a Deus também por esta postagem que apresenta análise equilibrada e fundamentada na palavra Deus em relação está crise institucional. Eu também concordo que única maneira de reververter tal crise é retornando ao primeiro amor, deixando de lado o ego humano, os interesses politicos, o status eclesiástico, toda ambição humana e permitir que o Espírito Santo faça a sua obra em cada um, somente assim as verdadeiras necessidades do Reino de Deus serão priorizadas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pastor Levi Conde...

    Primeiro: saudades do Sr. estive numa reunião da convenção CEADER, sábado (12/06) onde estive com um amigo seu o Pr. Enock Bispo Carneiro, imediatamente, fui até ele e pedi a ele que lhe desse um grande abraço em meu nome.

    Segundo: meus parabéns por sua postagem, matiguei cada palavra... e confesso ao irmão que estou indignado com tudo o que esta acontecendo, e como o Sr. falou, o Pr. Geremias do Couto tb falou por mim.

    Estou preocupado com o rumo de nossa Convenção Geral... e penso que algo tem que ser feito.. e tenho dito isto em minhas oraçãoes ao Senhor Jesus... e sei que Êle irá providenciar algo.. Esta obra, esta em seu coração. A Assembléia de
    Deus está no coração de Deus.. OREMOS

    Um abraço meu bom Pastor

    Pr. GG

    ResponderExcluir
  3. Pr. Levy,

    Sua postagem é oportuna e verdadeira. De fato as postagens a que se refere o irmão traduzem a voz da maioria dos pastores assembleianos.

    Quero tão somente fazer côro com o senhor e reafirmar tudo que em seu post está escrito.

    Talvez as mudanças tão desejadas por todos nós tenham seu princípio, nessa grande ferramenta de comunicação chamada Blogs.

    Pretendo estar em Campo Grande, quem sabe lá não se resolverá todas essas pendências.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pr. Levy, parabéns pelo comentário. Denota o espírito mediador entre as últimas postagens em questão, é disso que precisamos, pesos que equilibrem a balança. Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  5. Amado Pr. Robson
    Meu respeito.
    Fico grato por sua visita e por suas palavras, as quais me incentivam a continuar na luta por uma CGADB e uma CPAD cada vez melhor.
    Querendo Deus nos veremos em Campo Grande.
    Ainda não consegui habilitar-me como seguidor de seu blog.

    Abraços

    Pr. Levy Conde

    ResponderExcluir
  6. Querida Sônia
    Graça e Paz.

    Quanta honra receber um comentário de V. Sa.. Obrigado. Suas palavras são sábias e nos alegram, fazendo-nos entender que nunca devemos desistir diante de qualquer que seja a luta. Beijo para meu "filho" Pr. Dionísio.

    Nele e por ele.

    Pr. Levy Conde

    ResponderExcluir
  7. Estimado irmão Vicente.

    Costumo visitar blog's onde possa encontrar post com fundamentação. Foi o que ocorreu ao visitar o seu.
    Obrigado por suas palavras. Vamos em frente confiantes naquele que tudo pode.
    Abraços.
    Pr. Levy Conde

    ResponderExcluir
  8. Querido Pastor
    Gualter Guedes.

    Realmente ando meio sumido. Nada de grave. Obrigado por sua visita e por suas palavras incentivadoras. Continuaremos expondo, sempre que o Senhor nos permitir, nossos pensamentos dentro de uma ética e voltados sempre para a verdade.
    O Senhor te abençoe e guarde.
    Abraços sinceros.

    Pr. LC

    ResponderExcluir
  9. Caro pastor Levy Conde:

    Creio que pondemos, todos nós, ser instrumentos de Deus para que essas mudanças aconteçam. Como também bem expressou o pastor Robson Aguiar, nossas vozes já não nos pertencem, pois elas ecoam o pensamento da maioria dos pastores assembleianos.

    Se podemos falar de algum elemento polarizador que existiu até a AGO de Serra,ES, este já se encontra em processo de decantação, pois de um lado e de outro é voz corrente que precisamos quebrar essa polarização, a qual não expressa, em verdade, o que são as Assembleias de Deus. Uma igreja constituída de pessoas sinceras, desejosas de servir a Deus, e cujos líderes, em sua maioria, não concorda com o atual estado de coisas.

    Assim, parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  10. Estimado Pr. Geremias

    Fico honrado por sua visita em meu blog.
    Suas palavras me alegram e incentivam a continuar orando e lutando por nossa Assembléia de Deus.
    Se nós nos calarmos, "as pedras clamarão".
    Vamos em frente.

    Pr. Levy Conde

    ResponderExcluir
  11. Amado Pr. Maurício
    Saúde, graça e paz.

    Obrigado pela visita e por suas palavras. Essa luta é de todos nós que amamos ao Senhor Jesus e à sua obra.
    Permita-me visitar seu blog.
    Abraços.
    Pr. Levy Conde

    ResponderExcluir
  12. Caro pastor Levy,

    Desculpe o comentário atrasado. Embora eu entenda que a estrutura da denominação esteja viciada, vejo ainda muitas ovelhas e líderes querendo resgatar os nossos valores.
    O pastor Geremias do Couto escreveu um artigo "Uma campanha para mudar a igreja" que ecoa o desejo que o senhor expressa neste ótimo artigo. Lá o senhor encontrará um link para uma postagem que publiquei sobre o mesmo assunto.

    Grande abraço.

    Judson Canto.

    ResponderExcluir
  13. Pr Levi,

    A paz do Senhor

    Estou feliz em poder participar de seu blog e ver suas idéias expostas de modo claro e contundente. Contente também pelo fato de ter sido meu pastor na cidade de Cruzeiro/SP. Apenas ressalvo que tal situação é exceção nas Assembléia de Deus e que a expressiva maioria de nossos líderes e irmãos assembleianos vivem um genuínio cristianimo em todos os âmbitos eclesiásticos.

    Um forte abraço,

    Pr Junior/ Penápolis/SP

    ResponderExcluir
  14. Pastor Carlos Levy, parabéns pelo artigo A NECESSIDADE QUE CONTINUA. Faço minhas as palavras do primeiro comentarista, irmão Vicente de Paulo: "que única maneira de reververter tal crise é retornando ao primeiro amor, deixando de lado o ego humano, os interesses politicos, o status eclesiástico, toda ambição humana e permitir que o Espírito Santo faça a sua obra em cada um". Todos nós sabemos a grande crise que a Assembléia de Deus está passando, e só Deus é poderoso para promover uma mudança. Apesar de ainda não ter a honra de conhecê-lo pessoalmente, mas através do Mensageiro da Paz e A Seara, tenho acompanhado a tua trajetória desde Belém do Pará, passando pelo Acre e vindo para o Sudeste, e como o irmão, sinto muita saudade de nossa Assembléia de Deus dos anos 70 e 80. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  15. Amado Jacó.
    Obrigado por sua visita em meu blog e por seu aballisado comentário.
    Não devemos jamais desanimar. Vamos em frente, fazendo a nossa parte confiando sempre no poder operador e restaurador do Espírito Santo de Deus.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Querido Pastor Levy, a paz do Senhor. Através de um amigo, chegamos aqui à sua página... Queremos incentivá-lo a continuar escrevendo, afinal, um coração como seu tem muito para compartilhar. Desejamos exito, sucesso no grande desafio diante do qual Deus vos tem posto para mais uma etapa deste proficuo Ministério. Com admiração e respeito no amor de CRisto,

    Pr. Gilmar Nery

    Já estamos seguindo...

    gnerysales.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. "Vês rios que parecem intransponíveis? Vês montanhas nas quais não se podem abrir túneis? Deus se especializa em realizar o que julgamos impossível, e pode fazer o que nenhum outro poder faz." (Zepp site: maisjesus.net). Eu e minha familia que agora só são três< lhes amamos e oraremos pela Assembleia de Deus Vida Plena pelo senhor e sua digna familia, sucesso pastor Levy, é de coração.

    ResponderExcluir
  18. Olá muito bom seu blog que Deus continue abençoando. fique na paz do Senhor Jesus. abraços
    www.blogandodemadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Querido Pastor Levy e Pastora Milca,quanta saudade,estivemos juntos no Acre entre 83/86.Tivemos a oportunidade de te-lo como nosso Pastor que alegria,a Pastora Milca era coordenadora do Circulo de Oração junto com sua mãe saudosa irmã Enedina Muniz.Pastor Levy,foi o Sr.que ungiu meu marido irmão Nehemias a Diácono e seu sogro(Saudoso Pastor Muniz)o empossou a regente do coral 4 vozes.Fico muito feliz em saber que seu Filho Oziel esta na obra do senhor como PASTOR e toda família servindo á Deus como sempre fizeram,é muita bênção na família.Estamos em Belém há 4 anos.Que o nosso maravilhoso Deus continue abençoando toda família.Shalom.

    ResponderExcluir